Novidades GPACI

Aniversário de 39 anos

39 anos GPACI

Aniversário de 39 anos

Fundado com a finalidade de prestar assistência integral por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) completa neste sábado (25) 39 anos de fundação. O hospital é um exemplo de que nenhuma dificuldade financeira ou quaisquer outros obstáculos que a instituição enfrentou -- e ainda enfrenta -- foram suficientes para diminuir a garra dos seus voluntários, ao longo de sua história.

Com custo estimado em R$ 46,6 milhões para o exercício de 2022, o hospital conta com ambulatório de quimioterapia, consultórios médicos, farmácia, salas para fisioterapia, imagem, odontologia, psicologia, serviço social, serviço de nutrição e dietética. Possui hotelaria clínica e cirúrgica com 100 leitos clínicos, cirúrgicos e de apoio. O centro cirúrgico está equipado com três salas operatórias, além de UTI com oito leitos.

O Gpaci atende a 48 municípios do Estado de São Paulo e disponibiliza, além dos medicamentos oncológicos, materiais hospitalares para o tratamento da doença. Também dispõe de equipes especializadas em oncologia pediátrica, incluindo médicos, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, biomedicina, psicologia, radiologia, serviço social, odontologia, nutrição e dietética, engenharia clínica, tecnologia em informática e outras equipes de apoio. Também são ofertados todos os exames laboratoriais e de imagens necessários, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos de alto custo.

A presidente do Conselho Administrativo do Gpaci, Maria Lúcia Neiva de Lima, trabalha voluntariamente na entidade desde a sua fundação. Ela conta que, durante todos esses anos, presenciou histórias de superação que a marcaram. “No início, nos disseram que, embora a intenção fosse boa e o trabalho bem executado, o Gpaci só funcionaria por dois anos. E, graças a Deus, cá estamos nós. Já tive a oportunidade de encontrar com adultos que fizeram tratamento no hospital. E eles eram crianças quando eu os conheci. Isso é muito gratificante”, destacou.

Referência

Desde 1992, o Gpaci é considerado hospital referência para o atendimento em oncologia para 48 municípios do Estado. A partir de 2015 passou a ser também referência na urgência e emergência pediátrica exclusiva para Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SES). Em março de 2021, o hospital firmou parceria com as Secretarias da Cidadania (Secid) e da Saúde (SES). Isso possibilitou a implantação, em setembro de 2021, do Serviço de Escuta Especializada, com atendimento às crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência.

Em 2022, a entidade iniciou o serviço de transplante de medula óssea, em ala especial com 10 leitos e toda a área de apoio em funcionamento. Além de disponibilizar um hospital completo em pediatria, o Gpaci também contribui com o município de Sorocaba atendendo adultos e idosos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na realização de exames complementares em tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografia e radiologia convencional. (Da Redação)