ESTRUTURA GPACI

GPACI - Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil
Endereço: Rua Antônio Miguel Pereira, 25.
Jardim Faculdade – Sorocaba – São Paulo
CEP: 18030-250

Telefone: (15) 2101-6555
Fax: (15) 2101-6559
CNPJ: 50.819.523/0001-32
E-mail: presidencia@gpaci.org.br

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia

A Fisioterapia é uma das especialidades mais frequentes no processo de reabilitação. Ela trabalha para a recuperação da função, da melhoria da mobilidade, alivio da dor, prevenção e tratamento das disfunções físicas de pacientes vítimas de lesões ou doenças. Avalia e aborda as seguintes variáveis: força muscular, amplitude de movimento, equilíbrio, coordenação, postura, habilidade, respiração e função motora; utilizando como recurso cinesioterapia, mecanoterapia, eletroterapia, termoterapia, terapias manuais e técnicas de exercícios respiratórios. Estimulam a habilidade do paciente para sua independência e retorno às atividades de vida diárias.


A Fisioterapia aplicada na UTI tem uma visão geral do paciente, pois atua de maneira complexa no amplo gerenciamento do funcionamento do sistema respiratório e de todas as atividades correlacionadas com a otimização da função ventilatória. É fundamental que as vias aéreas estejam livres de secreção e os músculos respiratórios íntegros para seu bom funcionamento. A Fisioterapia auxilia na manutenção das funções vitais de diversos sistemas corporais, pois atua na prevenção e/ou tratamento das doenças cardiopulmonares, circulatórias e musculares, reduzindo assim a chance de possíveis complicações clínicas.

A Fisioterapia em Hematologia e Oncologia tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico. Desenvolve suas atividades com pacientes infantis, adolescentes e jovens adultos em situações que vão, desde a cura, até os casos em que ela é irreversível e desenvolve seus programas de tratamento dentro deste contexto.

O serviço de Fisioterapia hoje conta com 04 Fisioterapeutas e atua das 8h às 23h.